sexta-feira, 17 de julho de 2015

Usar ou não protetor solar? Uma questão muito pertinente


www.r7.com

Há uns dias vi na RTP1, no "minuto verde" um programa com a duração de um minuto, em parceria com a Quercus, organização ambiental portuguesa, cujo objetivo é aconselhar os cidadãos a melhorar o meio ambiente, em que aconselhava a ler os rótulos dos protetores solares e referia a utilização do óxido de zinco e óxido de titânio como substâncias mais naturais e amigas do ambiente. Assim deveríamos escolher protetores solares que contivessem estas substâncias. 

Depois, não totalmente esclarecida resolvi usar a internet para realizar pesquisas sobre estes produtos e não fiquei nada convencida, pelo que junto aqui alguns excertos do que encontrei:

O óxido de zinco é uma substância inorgânica e insolúvel, que em protetores solares é encontrada em minúsculas partes para potenciar a ação refletora da radicação ultravioleta e por ser em doses pequenas é classificada como nanopartícula. " É como se vários espelhos fossem depositados na pele e refletissem os raios que vão incidir na superfície", explica a farmacêutica Lúcia Angelis, professora do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte. A professora informa que o uso da substância é aprovado pelos reguladores dos medicamento de vários países, incluindo o Food and Drugs Administration (FDA).

Outro investigador, o professor de química Yinfa Ma, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, nos EUA, concluiu que as partículas de óxido de zinco quando expostas à luz solar sofre reações químicas que podem libertar radicais livres, moléculas instáveis que destroem as células de proteção do organismo. Três horas de imersão numa solução com óxido de zinco foram suficientes para matar metade das células de pulmão usadas na investigação. Depois de 12 horas, a percentagem chegou a 90%.

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo expõe um texto de Leonor Girão, assistente hospitalar de dermatologia no Hospital Militar de Belém, em que explica que "a eficácia dos protetores solares vai depender da sua capacidade real de refletir ou absorver as radiações ultravioletas (A e B); estabilidade química do produto sob a ação dos raios solares (foto-estabiliadde) e resistência à água e transpiração. E, muito importante, é quantidade de produto aplicada, que deve ser abundante"

Foto: visao.sapo.pt

Se gosta de sol, deve desfrutar, mas com a máxima proteção. O melhor é fazer uma breve exposição solar nas primeiras horas do dia, depois o melhor é ficar à sombra. No futuro, novas pesquisas laboratoriais e os rastreios sobre o cancro de pele esclarecer-nos-ão sobre todas estas substâncias e os seus efeitos na pele dos seus utilizadores. E nesse dia descobriremos que nenhum dos protetores que usamos para ficar expostos ao sol eram de modo algum eficazes. Veremos isso na nossa pele e nos estudos que os laboratórios fazem aos componentes usados nos protetores solares.


Axilas: Urgente hidratar

 Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock
Após o banho é comum hidratar braços, pernas, barriga, costas, mas normalmente esquece-se as axilas. As axilas não são só para colocar desodorizante, não, antes de colocar desodorizante é preciso hidratar. É uma zona sensível do corpo que precisa de hidratação. 
Por isso vemos muitas pessoas com as axilas e a parte interna dos braços sem elasticidade, com peles descaídas por falta de hidratação. Até vemos algumas apresentadoras de televisão com manga cava e com axilas inestéticas. 
Não esquecer hidratar as axilas e a parte interior do braço. Quando nos movemos, esta zona do corpo fica muito exposta e se não estiver cuidada, ainda se torna mais visível.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Os banhos de petróleo num SPA em Baku


Quando vi a notícia no Euronews nem queria acreditar, em Baku, no Azerbaijão, existe um SPA que mergulha os seus clientes em petróleo. Segundo eles o petróleo permite tratar artrites, reumatismo, e deixar a pele mais bonita.

http://www.bsi-travel.ru/country/hrv/cities/nfn/

Até parece que não se lembram de imagens de aves marinhas que não sobrevivem quando mergulhadas em petróleo, sempre que há derrames de petróleo nos oceanos. 

© AP


Mas esta notícia fez-me lembrar os resíduos de crude, a que chamavam alcatrão (na verdade, o alcatrão é um derivado do petróleo), que aparecia com frequência na costa portuguesa, nos anos 70 e 80, quer por derrames dos petroleiros, quer pelas lavagens dos mesmos. E ainda me lembro da existência de um sabonete de alcatrão que se dizia ser bom para a pele.

Podemos ficar incrédulos ao pensar nos tratamentos com petróleo, mas não nos indignamos com a venda de vaselina pura, com a utilização destes produtos e subprodutos para fazer cosméticos, nomeadamente cremes hidratantes, como é apanágio da Nívea, Vasenol, entre outras.

Os produtos que contêm vaselina ou óleos minerais são feitos a partir da refinação do petróleo. Na verdade constituem uma barreira eficaz que retém a humidade da pele e por isso são muito usados para hidratar as peles secas. Os produtores destes subprodutos do petróleo afirmam que existem processos químicos que eliminam os contaminantes do petróleo, mas o mais provável é que nesta purificação continuam a existir impurezas designadas hidrocarbonetos policíclicos que se acredita serem cancerígenos.

Para quem se preocupa com um estilo de vida saudável, que procura uma alimentação saudável, com produtos vegetais orgânicos, não vai certamente querer usar estes produtos na sua pele.

O truque do teste para conseguir uma maquilhagem perfeita

Quando muda a cor ou o corte de cabelo deve testar a sua maquilhagem. Certamente a cor dos lápis de contorno de olhos, a cor das sombras e do batom não vão adequar-se às alterações que provocaram no rosto as mudanças no cabelo. 
Isto para não falar dos efeitos do sol na pele, uma pele bronzeada não pode ter os mesmos tons de maquilhagem que uma pele clara.
Sempre que compra um novo produto de maquilhagem diferente dos que usa habitualmente, como novas cores de lápis, sombras, bases e blush, ou novas cores de batom deve pensar que isso deve ser testado no seu rosto antes de sair à rua. Poderá pensar que para tal já usou os testers na loja. Mesmo que o tenha feito, as luzes da loja e a falta de à vontade numa loja não são idênticas às que se tem em casa. Também os produtos que temos em casa e que não temos na loja  devem ser complementados de modo a permitir-nos testar eficazmente o novo ou novos produtos.
Por isso importa fazer um teste de maquilhagem, em casa, sempre que se provoca alguma das alterações anteriormente indicadas. Teste à exaustão a sua aplicação. Este teste deve contemplar os lápis de contorno de olhos, começando por linhas simples e verifique como fica. Lembre-se de que o "menos" é "mais". Se achar que deve carregar mais na espessura, volte a testar. E assim, com todos os produtos, de modo a conseguir uma maquilhagem como pretende. 
Também importa testar a sua aplicação até conseguir ter a firmeza suficiente para aplicar os produtos sem tremer a mão e conseguir a aplicação no sítio pretendido.
Lembre-se que para o dia a dia deve usar uma maquilhagem muito leve, de modo a mostrar a sua beleza natural, em que a maquilhagem vai apenas corrigir alguns pontos e realçar as características mais bonitas do seu rosto. Para a noite, pode carregar mais na maquilhagem, até porque o efeito da luz artificial no rosto é muito diferente do efeito que tem a luz solar. Teste também estas mudanças.
Se procurar um maquilhador profissional não deixe de olhar bem para o resultado final e, se gostar do efeito produzido, não deixe de questionar o profissional sobre os produtos aplicados e a forma de os aplicar, no sentido de replicar a sua aplicação em casa.
Bons testes!!!


https://www.pinterest.com/roganchase/annasophia-robb/

Resolvi colocar esta imagem que acho inspiradora como exemplo de maquilhagem perfeita.
Repare-se no pormenor da maquilhagem no olho apresentado na figura, tem um lápis azul no contorno externo do olho na parte inferior. Este é um azul claro e luminoso, consegui um azul aproximado com o lápis de contorno de olhos azul miosótis da bourjois. Embora tenha os olhos castanhos e uma tez morena, fica muito bem porque ilumina muito o meu rosto.
Na pálpebra superior do olho é usado um eyeliner preto, eu prefiro sempre o uso de lápis à prova de água, para não esborratar durante o dia, e que utilizo bem fininho para ficar leve no olho.
Para alem dos contornos do olho, tem também uma sombra prateada na pálpebra móvel e uma outra sombra dourada, muito adequada ao uso durante o dia. E, depois, muito rímel, para alongar as pestanas, superiores e inferiores. A utilização do rímel nas pestanas inferiores permite disfarçar a cor azul intenso que foi aplicado no contorno do olho, deixando apenas transparecer uma finíssima linha de azul.


Most popular tags for this image include: makeup, pretty, eyliner and annasophiarobb
Anna Sophia Robb
https://www.pinterest.com/roganchase/annasophia-robb/

E agora, a imagem mais distante para se ver o efeito final da maquilhagem, nos olhos.

Eu, como já referi outras vezes, não gosto de muitos produtos, e prefiro sempre o rosto mais leve, pelo que acrescentaria aqui apenas uma outra nota, não de batom, que acho muito pesado, mas um gloss um pouco colorido, para dar alguma cor aos lábios.