Ao ler as respostas de Colin Campbell, na revista Visão, sobre os ingredientes para uma dieta saudável e a sua opinião sobre os produtos vegan, lembrei-me de um workshop que frequentei o ano passado e que vai de encontro às pesquisas feitas pelo bioquímico, "cerca de 90% dos vegetarianos consomem produtos derivados do leite e grande teor de gorduras, para além dos alimentos processados".
Uma colega organizou um workshop de comida vegetariana e contratou, para o efeito, os serviços de um cozinheiro vegan que tinha trabalhado para uma comunidade indiana.
Pagamos 10€ e tinhamos direito ao jantar e assistir à confeção do mesmo.
Quando chegamos tinhamos um chá à nossa espera, feito de casca de laranja, pau de canela e sementes de cardamomo, que exalava um perfume que se instalou em toda a sala e era delicioso. Seguiu-se um lassi de manga, feito com polpa de manga, bebida de soja (comummente conhecido como leite de soja) e água; enjoativo que fartava. Mais, tofu, uma espécie de queijo feito à base de soja, sem qualquer sabor, um chutney de passas de uva e outros ingredientes que não recordo. Mas o pior estava para vir, o prato principal era hambúrgueres de grão cozido com cenoura, fritos em óleo, mas deixou-os queimar tanto que ficaram com uma crosta tão dura e tão preta, que eu nem tentei comer. E para sobremesa serviu-nos um bolo de chocolate que trazia já confecionado com tanta gordura que o simples facto de o colocar sobre um guardanapo encheu-o de óleo.
Eu já comi em vários restaurantes vegetarianos, mas o que mais gosto chama-se Planeta Bio, fica numa transversal da avenida Almirante Reis, em Lisboa, e é fantástico, tem uma grande variedade de pratos, sempre acompanhados com arroz integral e salada, depois tem também um sumo de frutos e vegetais, mas nunca experimentei, bebo sempre cerveja, e umas sobremesas que me deixam com vontade de voltar. Que saudades deste restaurante!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário